Culto da Família neste sábado em Pedrinhas


Como líder congregacional temos a responsabilidade de suprir as necessidades espirituais de todos os grupos que compõe a congregação local, por isso desenvolvemos uma escala programada de cultos temáticos nas quintas-feiras.  O CULTO DA FAMÍLIA é realizado na terceira quinta-feira do mês, com o propósito de reunir as famílias e juntos refletirmos sobre os conflitos e problemáticas do cotidiano, buscando orientação e esperança na Palavra de Deus.

O Culto da Família é um trabalho embasado na oração e na exposição da Bíblia sagrada, pois entendemos que não existe congregação sadia, quando as famílias vivem em constantes conflitos. Não nos propormos a eliminar os problemas familiares, mas minimizá-los à luz das Escrituras.

Em razão de motivo especial, estaremos realizando o CULTO DA FAMÍLIA especialmente neste sábado (22). Desde já lhe convidamos a participar em nome Jesus.

Transcrevo abaixo a temática expositiva do nosso primeiro Culto da Família, realizado no dia 16 de julho:

“Vós mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” (Colossenses 3.18,19)

Nos dias de Paulo, mulheres, crianças e servos deveriam se sujeitar ao chefe da família – os servos se sujeitariam até serem livres; os meninos, até crescerem; e as mulheres e meninas, pela vida toda. Paulo apresentou regras para três grupos de relacionamentos familiares: (1) maridos e mulheres; (2) pais e filhos e (3) senhores e servos.

Em cada caso, há uma responsabilidade mútua de se sujeitar e amar, obedecer e encorajar, trabalhar com afinco e ser justo. Hoje vamos nos limitar a comentar apenas o primeiro ponto, tendo em vista o caráter do nosso enfoque devocional do Culto da Família.

A orientação de Paulo as mulheres cristãs tem a função de preservar a ordem hierárquica estabelecida por Cristo aos seus seguidores. Paulo orienta que as irmãs casadas, obedeçam à autoridade do seu marido – obediência em amor, de boa vontade, “como ao Senhor” .

O apóstolo tem em mente que as mulheres acatem sua orientação, pois este ensinamento “convém no Senhor”, ou seja, é prática comum àquelas que fazem profissão da genuína fé cristã.

De acordo com a Bíblia, o homem é a cabeça espiritual da família, e a sua mulher deve reconhecer a sua liderança. Não deve existir uma batalha constante por poder no relacionamento conjugal do cristão.  A submissão raramente é um problema nos lares onde o casal possui um íntimo relacionamento com Cristo e onde cada um está preocupado coma felicidade do outro.

Sujeitar-se a outra pessoa é um conceito freqüentemente mal-entendido. Ele não significa tornar-se um capacho. Cristo sujeitou a sua vontade ao Pai; nós honramos a Cristo quando seguimos o seu exemplo.

Após esta benfazeja orientação pastoral as mulheres, Paulo volta-se para o cabeça do lar – o marido. Seu conselho contrapõe o costume romano de dar poder ilimitado ao chefe da família, concedendo ao marido um autoritarismo abusivo, coercitivo, baseado na aplicação da força e da violência. O homem romano comumente tratava a mulher como um objeto de prazer sexual, e ou como uma serviçal.

O marido cristão, nascido de novo, aconselhado pelo apóstolo é conduzido a um novo nível de relacionamento conjugal, agora baseado na força do amor, do respeito e do companheirismo. A verdadeira liderança espiritual em Cristo envolve serviço. Da mesma forma que o Senhor serviu aos discípulos, até mesmo a ponto de lavar seus pés, assim o marido deve servir à sua esposa. Isto significa colocar de lado os seus interesses próprios, a fim de cuidar de sua família.

Anúncios

One Response to Culto da Família neste sábado em Pedrinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: